[1970] Palmatória nas Escolas

É da sua Época? Quem não levou umas palmadas da Professora antigamente?
No Brasil, seu emprego foi introduzido pelos jesuítas, como forma de disciplinar os indígenas resistentes à aculturação. A prática foi perpetuada pela escravidão africana. Os senhores a utilizavam como um dos muitos castigos aplicados aos negros desobedientes. Ao final do século XIX, quando a educação dava seus primeiros passos em nosso país, a palmatória migrou para a escola.

Com as campanhas pelo fim da violência infantil da década de 1970, o castigo corporal foi condenado. Transformado em crime na década de 1980, o uso do instrumento foi defitivamente abolido com a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990.

E você se lembra?

7 comentários:

  1. Ainda bem que não existem mais palmatórias nas escolas, as pessoas pensavam que assim os alunos ficariam mais obedientes, mas não, só ensinava a mentir melhor para fugir da punição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Tem gente que ainda pensa dessa maneira. As palmatórias causam problemas no desenvolvimento mental das crianças, ensinando a ficarem agressivas e violentas.

      Excluir
    2. Não levei palmatoadas, mas levei reguadas nas mãos... e muitas. Não apanhei por ser rebelde... apanhei por não saber a lição do dia. E não, nunca fui nem fiquei rebelde ou agressivo!...

      Excluir
    3. http://valdemartrofa.blogspot.com/2011/04/material-escolar-antigo.html

      Excluir
  2. Com a abolição dela, temos uma maravilha na sala de aula. Em vez do professor punir, é o aluno quem bate em professor .

    ResponderExcluir
  3. O que está faltando nas escolas é mais castigo e menos suspensão. Mas os professores de hoje não podem encostar um dedo no aluno senão ele começa a fazer escândalo.

    ResponderExcluir